Como fazer a Gestão de Redes Sociais?
Para sabermos como as gerir, primeiramente precisamos de saber o que é Gestão de Redes sociais. Como o próprio nome indica, gerir significa monitorizar o que fazemos em cada uma dessas redes, com o intuito de manter os perfis sempre em ordem para cumprir o nosso objetivo que, muitas das vezes, é atrair mais clientes para o nosso negócio. No fundo, a gestão de redes sociais é um conjunto de ações diárias que fazemos nas nossas mídias para, não só divulgar o nosso negócio, mas principalmente para aproximar e fidelizar os nossos utilizadores. Estas ações podem ir desde a escolha da rede social que vamos utilizar até à análise de um conteúdo a ser publicado. Tudo isto significa que, fazer uma boa gestão significa entender desde o início o nosso público e também o motivo para interagir com as pessoas num determinado canal de comunicação.
É muito importante as saber gerir. Isto porque elas são uma das principais ferramentas para interagir com o nosso público. Além disso, é também com elas que “abrimos as portas” para que as pessoas conheçam melhor o nosso trabalho.
Redes Sociais
Ferramentas
Publicações
Versáteis
Vantagens e Desvantagens de usar Redes Sociais
Vantagens:
- Canais ágeis de comunicação: Por serem plataformas bastante populares e conhecidas na nossa sociedade, as redes sociais são importantes canais de comunicação e distribuição de informações sobre a organização;
Desvantagens:
- Dificuldades para manter o foco: Muitas empresas enfrentam dificuldade com os colaboradores pois o uso inadequado das redes sociais faz com que estes percam o foco nas atividades. Isto depois, acaba por refletir negativamente na produtividade da equipa e, consequentemente, nos resultados da empresa;
- Escoamento de informações: Festas, confraternizações, brincadeiras, reuniões e quaisquer outras atividades internas ficam expostas às redes sociais. Por isso deve-se ao máximo evitar essa exposição, de forma a preservar o ambiente, os colegas, as equipas e as rotinas de trabalho. Caso se opte por expor essas atividades, deverá haver o cuidado dessa exposição ser muito formal e profissional;
- Administração imatura: Muitos gestores investem pouco na gestão de redes sociais. O resultado disso é uma comunicação desastrosa com os clientes. Isso pode gerar transtornos para a empresa, já que estas plataformas são vistas como canais oficiais e fontes de informação.
- Comunicação que rompe fronteiras: Com as redes sociais cada vez mais populares, estar presente em certos lugares não é necessariamente estar fisicamente naquele lugar. Uma reunião não precisa ser necessariamente presencial. Plataformas como Skype e Zoom são excelentes exemplos;
- Comunicação entre colaboradores: Desde que usadas com bom senso, elas contribuem para a melhoria das relações entre colaboradores. Elas favorecem de maneira positiva a comunicação, troca de ideias e partilha de sugestões entre equipas e departamentos diferentes.
O que faz um gestor de Redes Sociais?
As principais funções de um gestor de redes sociais são: definir as melhores plataformas para o negócio, definir o tom e as personas do negócio online, acaba por ser a voz da empresa, responder aos utilizadores com empatia, tendo em conta os valores da empresa, criar conteúdos online, criar um calendário, estar atento à realidade, preparar campanhas online e gerir orçamentos e medir resultados das estratégias de marketing online.
- Buffer: Oferece uma variedade de extensões de navegação e aplicativos mobile, bem como possibilita a emissão de relatórios de rendimentos, sendo utilizado por inúmeras agências e profissionais de marketing para a gestão de diversas redes sociais.
Que ferramentas devo utilizar nas Redes Sociais?
Existem dezenas de aplicações e ferramentas que se podem utilizar nesta gestão. Neste aspecto, a escolha das ferramentas vai sempre depender do que queremos alcançar nas redes sociais. Aqui está uma pequena lista ferramentas que ajuda na gestão das mesmas:
- SocialBakers: Permite monitorizar e otimizar as performances por meio de dados métricos e estatísticos em redes como Youtube, Google Plus, Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, com o objetivo de construir uma melhor relação com o cliente;
- Sprout Social: Integrado com o Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest e Instagram, ele permite a visualização de mensagens de todas as redes num único feed;
- BuzzSumo: Com esta ferramenta, é possível avaliar as partilhas nas redes sociais, pesquisar ideias para criar material, analisar qual a página com mais sucesso no nosso Blog, e identificar os assuntos mais importantes do momento;
- Hootsuite: Assim como o SproutSocial, permite selecionar diferentes plataformas e acompanhar em tempo real as nossas publicações num único ecrã;
- Keyhole: Para além de identificar influenciadores, também monitoriza a concorrência. O objetivo é procurar as pessoas mais influentes e que mais se envolve com as nossas Keywords;
- Similar Web: É uma ferramenta que identifica os endereços eletrónicos com conteúdos semelhantes a um assunto que nós precisemos ou queiramos pesquisar;
- HowSociable: Permite acompanhar a relevância da nossa marca nas mais variadas plataformas;
- Quintly: Esta ferramenta de análise de dados fornece informações relevantes para o planeamento e realização de campanhas nas redes sociais;
Quais as Redes mais Versáteis?
Antes de partir para a montagem do plano de gestão de redes sociais, é necessário entender quais as melhores para o seu negócio. Aqui está uma breve visão geral das principais redes sociais e quais os benefícios elas podem oferecer:
- Facebook: Possui mais de 2,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais no mundo e é a rede ideal para quase todo o tipo de negócios;
- Instagram: Também é um óptimo canal para as empresas apostarem no conteúdo visual. O público do Instagram tende a ser mais jovem e quem quer ter uma presença significativa nesta rede social, precisa explorar todos os seus recursos, inclusive Stories e IGTV;
- YouTube: Além de ser a rede social de vídeos mais conhecida do mundo, é também o segundo maior mecanismo de busca, perdendo só para o seu dono, Google;
- LinkedIn: É a maior rede social do mundo para profissionais, e é ideal para pessoas que possuem negócios no modelo B2B. Para negócios B2C, é possível criar uma estratégia de acordo com o tipo de empresa, setor ou cargo;
- Pinterest: É outra ótima rede social para partilha de conteúdo visual. É praticamente obrigatória para quem trabalha com artesanato, fitness, moda, renovações, entre outros.
Como as Redes Sociais mudaram o funcionamento dos negócios?
O aparecimento das redes sociais veio alterar completamente o paradigma do que eram os meios de comunicação das empresas. Elas assumiram junto delas uma importância fundamental no crescimento sustentado do negócio e uma presença mais marcante da marca, dando-lhe uma maior visibilidade. É fundamental que todos percebam a importância que elas assumem na divulgação dos negócios. Eis algumas vantagens que explicam a presença das empresas e marcas nas redes sociais:
- Maior compreensão do público-alvo;
- Maior conhecimento e posicionamento da própria marca;
- Interação mais rápida da marca para com os clientes;
- Vendas: ter uma marca com boa reputação, conhecida e lembrada gera confiança entre os consumidores;
Quais os formatos de publicações disponíveis?
Dentro dos formatos disponíveis de publicações, estes são os mais utilizados:
- Imagens;
- Vídeos;
- Gráficos e tutoriais;
- GIFs;
- Memes;
- Apresentações ou webinars;
- Capturas de ecrã;
- Infográficos;
- Desenhos e Ilustrações;
- E-books;