Como fazer a Gestão de Redes Sociais?

Para sabermos como as gerir, primeiramente precisamos de saber o que é Gestão de Redes sociais. Como o próprio nome indica, gerir significa monitorizar o que fazemos em cada uma dessas redes, com o intuito de manter os perfis sempre em ordem para cumprir o nosso objetivo que, muitas das vezes, é atrair mais clientes para o nosso negócio. No fundo, a gestão de redes sociais é um conjunto de ações diárias que fazemos nas nossas mídias para, não só divulgar o nosso negócio, mas principalmente para aproximar e fidelizar os nossos utilizadores. Estas ações podem ir desde a escolha da rede social que vamos utilizar até à análise de um conteúdo a ser publicado. Tudo isto significa que, fazer uma boa gestão significa entender desde o início o nosso público e também o motivo para interagir com as pessoas num determinado canal de comunicação.

É muito importante as saber gerir. Isto porque elas são uma das principais ferramentas para interagir com o nosso público. Além disso, é também com elas que “abrimos as portas” para que as pessoas conheçam melhor o nosso trabalho.

Redes Sociais

Ferramentas

Publicações

Versáteis

Vantagens e Desvantagens de usar Redes Sociais

Vantagens:

  • Canais ágeis de comunicação: Por serem plataformas bastante populares e conhecidas na nossa sociedade, as redes sociais são importantes canais de comunicação e distribuição de informações sobre a organização;

    Desvantagens:

    • Dificuldades para manter o foco: Muitas empresas enfrentam dificuldade com os colaboradores pois o uso inadequado das redes sociais faz com que estes percam o foco nas atividades. Isto depois, acaba por refletir negativamente na produtividade da equipa e, consequentemente, nos resultados da empresa;

     

    • Escoamento de informações: Festas, confraternizações, brincadeiras, reuniões e quaisquer outras atividades internas ficam expostas às redes sociais. Por isso deve-se ao máximo evitar essa exposição, de forma a preservar o ambiente, os colegas, as equipas e as rotinas de trabalho. Caso se opte por expor essas atividades, deverá haver o cuidado dessa exposição ser muito formal e profissional;

     

    • Administração imatura: Muitos gestores investem pouco na gestão de redes sociais. O resultado disso é uma comunicação desastrosa com os clientes. Isso pode gerar transtornos para a empresa, já que estas plataformas são vistas como canais oficiais e fontes de informação.
    • Comunicação que rompe fronteiras: Com as redes sociais cada vez mais populares, estar presente em certos lugares não é necessariamente estar fisicamente naquele lugar. Uma reunião não precisa ser necessariamente presencial. Plataformas como Skype e Zoom são excelentes exemplos;

     

    • Comunicação entre colaboradores: Desde que usadas com bom senso, elas contribuem para a melhoria das relações entre colaboradores. Elas favorecem de maneira positiva a comunicação, troca de ideias e partilha de sugestões entre equipas e departamentos diferentes.

    O que faz um gestor de Redes Sociais?

    As principais funções de um gestor de redes sociais são: definir as melhores plataformas para o negócio, definir o tom e as personas do negócio online, acaba por ser a voz da empresa, responder aos utilizadores com empatia, tendo em conta os valores da empresa, criar conteúdos online, criar um calendário, estar atento à realidade, preparar campanhas online e gerir orçamentos e medir resultados das estratégias de marketing online.

    • Buffer: Oferece uma variedade de extensões de navegação e aplicativos mobile, bem como possibilita a emissão de relatórios de rendimentos, sendo utilizado por inúmeras agências e profissionais de marketing para a gestão de diversas redes sociais.

    Que ferramentas devo utilizar nas Redes Sociais?

    Existem dezenas de aplicações e ferramentas que se podem utilizar nesta gestão. Neste aspecto, a escolha das ferramentas vai sempre depender do que queremos alcançar nas redes sociais. Aqui está uma pequena lista ferramentas que ajuda na gestão das mesmas:

    • SocialBakers: Permite monitorizar e otimizar as performances por meio de dados métricos e estatísticos em redes como Youtube, Google Plus, Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, com o objetivo de construir uma melhor relação com o cliente;
    • Sprout Social: Integrado com o Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest e Instagram, ele permite a visualização de mensagens de todas as redes num único feed;

    • BuzzSumo: Com esta ferramenta, é possível avaliar as partilhas nas redes sociais, pesquisar ideias para criar material, analisar qual a página com mais sucesso no nosso Blog, e identificar os assuntos mais importantes do momento;

    • Hootsuite: Assim como o SproutSocial, permite selecionar diferentes plataformas e acompanhar em tempo real as nossas publicações num único ecrã;

    • Keyhole: Para além de identificar influenciadores, também monitoriza a concorrência. O objetivo é procurar as pessoas mais influentes e que mais se envolve com as nossas Keywords;

    • Similar Web: É uma ferramenta que identifica os endereços eletrónicos com conteúdos semelhantes a um assunto que nós precisemos ou queiramos pesquisar;

    • HowSociable: Permite acompanhar a relevância da nossa marca nas mais variadas plataformas;

    • Quintly: Esta ferramenta de análise de dados fornece informações relevantes para o planeamento e realização de campanhas nas redes sociais;

    Quais as Redes mais Versáteis?

     

    Antes de partir para a montagem do plano de gestão de redes sociais, é necessário entender quais as melhores para o seu negócio. Aqui está uma breve visão geral das principais redes sociais e quais os benefícios elas podem oferecer:

    • Facebook: Possui mais de 2,5 mil milhões de utilizadores ativos mensais no mundo e é a rede ideal para quase todo o tipo de negócios;

    • Instagram: Também é um óptimo canal para as empresas apostarem no conteúdo visual. O público do Instagram tende a ser mais jovem e quem quer ter uma presença significativa nesta rede social, precisa explorar todos os seus recursos, inclusive Stories e IGTV;
    • YouTube: Além de ser a rede social de vídeos mais conhecida do mundo, é também o segundo maior mecanismo de busca, perdendo só para o seu dono, Google;

    • LinkedIn: É a maior rede social do mundo para profissionais, e é ideal para pessoas que possuem negócios no modelo B2B. Para negócios B2C, é possível criar uma estratégia de acordo com o tipo de empresa, setor ou cargo;

    • Pinterest: É outra ótima rede social para partilha de conteúdo visual. É praticamente obrigatória para quem trabalha com artesanato, fitness, moda, renovações, entre outros.

    Como as Redes Sociais mudaram o funcionamento dos negócios? 

    O aparecimento das redes sociais veio alterar completamente o paradigma do que eram os meios de comunicação das empresas. Elas assumiram junto delas uma importância fundamental no crescimento sustentado do negócio e uma presença mais marcante da marca, dando-lhe uma maior visibilidade. É fundamental que todos percebam a importância que elas assumem na divulgação dos negócios. Eis algumas vantagens que explicam a presença das empresas e marcas nas redes sociais:

    • Maior compreensão do público-alvo;
    • Maior conhecimento e posicionamento da própria marca;
    • Interação mais rápida da marca para com os clientes;
    • Vendas: ter uma marca com boa reputação, conhecida e lembrada gera confiança entre os consumidores;

    Quais os formatos de publicações disponíveis?

     

    Dentro dos formatos disponíveis de publicações, estes são os mais utilizados:

    • Imagens;
    • Vídeos;
    • Gráficos e tutoriais;
    • GIFs;
    • Memes;
    • Apresentações ou webinars;
    • Capturas de ecrã;
    • Infográficos;
    • Desenhos e Ilustrações;
    • E-books;