E hoje? Já disse olá aos seus clientes?

Como melhorar a comunicação com os seus clientes:

Neste blog posts explicamos de que forma a sua comunicação digital pode alavancar o seu negócio.

Através da comunicação nas plataformas digitais:

  • A sua empresa gera mais tráfego nos motores de busca
  • Os seus clientes ficam fidelizados através de conteúdo informativo e esclarecedor
  • Aumenta as suas vendas.

Começamos por identificar três pontos essenciais na sua estratégia de comunicação:

  • Como comunicar
  • Onde comunicar
  • Quais os formatos

Como comunicação 

Onde comunicar

Quais formatos

Caso Universalis

Índice

  • Definir qual o objetivo principal da sua estratégia
  • Criar uma personaCrie uma identidade própria na sua comunicação
  • Utilize estratégias de conteúdo diversificado por canal 
  • Utilize uma estratégia e conteúdo orgânico e pago 
  • Acompanhe as métricas
  • Onde comunicar
  • Alguns formatos disponíveis
  • Um caso prático – Universalis Risk Management

Como comunicar:

Antes de iniciarmos a nossa comunicação devemos ter claramente definido o nosso objetivo e a estratégia que vamos implementar para lá chegar.

 

Definir qual o objetivo principal da sua estratégia

Este passo faz toda a diferença entre conseguir criar autoridade, gerar mais vendas ou ganhar seguidores a um ritmo mais acelerado.
Dependendo do seu o objetivo, a sua estratégia terá de se adaptar ás plataformas que vai utilizar.

Existem vários tipos de objetivos a serem definidos na sua estratégia de comunicação, tais como:

  • Aumentar o reconhecimento e notoriedade de marca da sua empresa;
  • Aumentar a interação e fidelização da sua audiência;
  • Compartilhar o dia a dia da sua empresa com a sua audiência;
  • Aumentar as vendas da sua empresa;
  • Aumentar o número de leads capturados pelo seu negócio;
  • Apresentar e divulgar novos produtos;

 

Segundo: Criar a sua persona:

Identifique o seu público-alvo antes de iniciar qualquer comunicação:

Ter a plena noção de quem é seu público-alvo e para quem está a comunicar é extremamente importante. Não adianta comunicar se o seu conteúdo não vai de encontro às necessidades e expetativas do seu público alvo.  Neste vídeo explicamos de forma objetiva como pode construir a sua persona.

Crie um calendário de conteúdo

Criar um calendário de conteúdo é muito importante para antecipar de forma estratégica o que vai comunicar durante, por exemplo, três meses.
Comunicar de forma irregular e improvisada não se traduz em resultados.
Tudo o que publicar tem de ir de encontro a uma necessidade ou dor do seu cliente!

Crie uma identidade própria na comunicação da sua empresa

Crie identidade com os seguintes aspetos:

  • Utilize o mesmo tipo de letra em todas as publicações
  • Utilize as cores da sua empresa
  • Utilize o seu logótipo nas suas publicações
  • Defina o seu estilo de comunicação

 

Utilize estratégias de conteúdo diversificado por canal

A diversificação de conteúdo por canal é extramente importante.
Por exemplo, o Instagram é utilizado por um público mais jovem e o facebook por um público de maior idade. Não há razão alguma para o seu público alvo consumir o seu conteúdo nas  diferentes plataformas se o conteúdo é sempre o mesmo. Adote uma estratégia de conteúdo diversificado para cada plataforma digital onde sua empresa está presente.

Utilize uma estratégia e conteúdo orgânico e pago 

Adote uma estratégia mista de conteúdo orgânico e conteúdo pago. Patrocinar as suas publicações das redes sociais é bastante barato face a opções como outdoors e distribuição de flyers.
Então precisamos de patrocionar para chegar mais pessoas.

Acompanhe as métricas das suas ações 

Medir os resultados das suas publicações orgânicas e pagas é fundamental para ajudar a definir quais conteúdos publicar com maior frequência. Os conteúdos que melhor funcionam com o seu público-alvo, são aqueles onde você deve colocar a maior parte do seu investimento.

Onde comunicar:

  • Redes sociais
  • Website/Blog
  • Email Marketing

Blog:

Um Blog permite transmitir rapidamente as suas ideias e conceitos, educar o mercado ou simplesmente dar a conhecer as últimas novidades sobre a sua empresa e/ou comunicar lançamentos importantes de novos produtos.

Um blog é também uma das melhores formas de gerar conteúdo para a internet e consequentemente tráfego e leitores. Ao contrário de um site, que tendencialmente tem um conteúdo mais estático ou intemporal, um blog segue uma ordem cronológica de conteúdo e pode ser atualizado diariamente.

Email Marketing:

Uma estratégia de marketing digital deverá conter também uma estratégia de email marketing.
O e-mail marketing tem a particularidade de ser uma estratégia com custos  relativamente baixos quando comparada com outras formas de marketing para canais digitais. Outra vantagem é que o e-mail marketing permite uma comunicação mais próxima com os seus clientes e potenciais clientes. No entanto, é muito importante estudar bem o seu público e utilizar uma linguagem adequada nas suas mensagens, captando a atenção e interesse daqueles que subscrevem a sua newsletter.

Pode usar o e-mail marketing numa estratégia de marketing digital para diversos efeitos, entre eles:

  • Comunicar descontos em produtos ou saldos;
  • Confirmar uma compra de um cliente na sua loja;
  • Comunicar novos lançamentos de produtos;
  • Informar sobre alterações ao site ou à sua loja online;
  • Informar que escreveu um novo artigo no blog;
  • Vender um produto físico ou digital;

Algumas ideias para você explorar as suas campanhas de e-mail marketing com resultados:

  • Crie conteúdos educacionais sobre o seu negócio ou nicho de mercado 
  • Partilhe os seus conteúdos com o seu público 

Ao nível de plataformas de e-mail marketing, recomendamos  o MailChimp e como alternativa o E-Goi.

 

Redes Sociais:

Com o crescimento do acesso à internet, começaram a surgir as primeiras redes sociais. Em Portugal popularizou-se o Hi5. Mais tarde, surgiu o Facebook, criado em 2004 que começou a ganhar mercado entre 2008 e 2010 e hoje é a rede social mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de usuários.

Juntamente com o crescimento do Facebook, surgiram também outras redes sociais como o YouTube, o Twitter, o LinkedIn, o Instagran, o Pinterest, entre outras, que ganharam o seu espaço e hoje representam audiências gigantescas a nível mundial. De acordo com o website Statista estas são as principais redes sociais utilizadas em todo o mundo e a sua dimensão em milhões de usuários.

Apostar na comunicação nas redes sociais é fundamental para conseguir estar mais próximo do sue publico alvo e este saber quem você é. Atualmente, uma grande parte da população passa muito tempo do seu dia nas redes sociais. Desta forma, ao definir a sua persona (vídeo exposto em cima) precisa de perceber quais são as redes sociais em que esta se encontra e criar conteúdo de valor, que vá de encontro às suas necessidades.

Alguns formatos disponíveis:

  • Imagem
  • Vídeo
  • Ebook
  • Lives
  • Audio Posts
  • Blog posts
  • Podcasts
  • Infográficos
  • Webinars
  • Gif
  • Faqs
  • Texto

O formato vídeo (ver no nosso anterior blog post) é a tendência do presente e do futuro, com previsão de 80% de todo o trafego em 2020. No entanto, todos os anteriores formatos podem ser utilizados. Cada um com um propósito diferente.

As várias redes sociais também nos dão diferentes ferramentas para publicarmos conteúdo de variadíssimas formas e, acima de tudo para sermos diversificados.

Facebook:

Aceita publicações em:

  • Carrossel que remetem para um link, como por exemplo, para o seu website ou blogpost (fazer print de um nosso e colocar)
  • Sondagens
  • Imagens
  • Apresentação em slide de imagens
  • Vídeo

Instagram:

Esta aplicação tem tido um crescimento exponencial e conta, atualmente com  cerca de 95 milhões de fotografias partilhadas. Para além disso, num estudo realizado pela Forrester, a consultora chegou à conclusão de que o Instagram é a rede social com maior nível de interação de todas as existentes no mercado, com uma taxa de interação por seguidor de 4,21% contra 0,07% do Facebook e 0,03% do Twitter.

A rede social Instagram contém os Instastories que têm um bom alcance e a sua taxa de visualização é superior aos conteúdos do feed.

Nos Instastories existem várias ferramentas para comunicarmos com o nosso público alvo. Estes formatos transmitem maior humanização da marca, visto que têm maior aproximação com o nosso publico alvo. Com os instastories podemos fazer:

  • Boomerang; Hyperlapse; Superzoom; Utilização de Filtros; Textos; Emojis; Perguntas; Questionários; Sondagens; Vídeos; Imagens; Transmissões ao vivo

    Concluindo:

    Existem inúmeras formas de criamos conteúdo para o nosso consumidor. Ao estabelecermos uma comunicação mais sólida, o nosso público alvo fidelizar-se-á.

    Esteja onde o seu consumidor está e comunique de forma diversificada e personalizada com o objetivo do seu conteúdo satisfazer a necessidade do seu publico alvo. 

     

    Um caso prático – Universalis Risk Management

    A marca UNIVERSALIS – Risk Management é propriedade da CORPOS – Corretora de Seguros  e engloba sob a sua denominação as áreas de Gestão do Risco, Consultoria e Formação Profissional.

    A CORPOS é um corretor de seguros, de âmbito nacional, que opera no mercado Português desde 1972. Com largo historial no desenvolvimento de programas de gestão do risco para o mercado empresarial, sector público e setor privado, tem afirmado a sua diferenciação pelo elevado grau de tecnicidade que coloca nas soluções que desenvolve.

    Uma Marca que decidiu dizer “Olá aos seus clientes”.

    A Universalis representa o cliente ideal que procuramos cá na Iber Bússola, um cliente com ambição e que pretende desenvolver mais negócio
    Mas mais importante um cliente que reconhece a importância do digital para se expandir.

    Neste projeto desenvolvemos:

    Website e infografismo
    https://universalis.com.pt/

    https://universalis.com.pt/seguros-solucoes-corporate/
    https://universalis.com.pt/academia-de-formacao/

    Landing page para evento:
    https://universalis.conferencia.newpage.pt/

    Deixamos uma nota de esclarecimento à Administração da Universalis e à Direção de Marketing pela confiança neste projeto.

    Design Gráfico

    Webdesign

    Imagem e Múltimédia

    Domínio e Alojamento

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