Social Media Hackathon 2019

Um evento sobre redes sociais, o presente e o futuro.
Palestrantes de renome internacional juntos em dois dias para uma conferência que se revelou extraordinária.

  “Não pode ser só business, não pode ser só subscreve”

 

CEO Swonkie

Na abertura do evento, realizada por João Pedro Cortinhas (CEO Swonkie) o mesmo afirmou:

Os clientes definem o nosso caminho, somo motivados pela compreensão das suas necessidades. Apresentou um exemplo que colocou a sala em riso estonteante:
“O cliente não encontra o botão?” – então a culpa é nossa.
Esta afirmação remete para um conceito que nos é muito familiar cá na Iber Bússola: Acreditamos que só com a melhoria continua e pulso permanente na experiência do utilizador podemos alcançar mais negócio e melhores experiências.

 João Pedro Cortinhas referiu também temas como o processo de onboarding (vejam o nosso exemplo: “Quantos Jorges haverão por aí”), definição e acompanhamento de KPI´S e investimento na relação com a carteira de clientes como objetivos na estratégia do Swonkie.

 

Parafraseando João Pedro Cortinhas: “Não pode ser só business, não pode ser só subscreve”. Para além da mensalidade que os nossos clientes nos pagam há também um compromisso profundo, assumindo aqui um papel determinante a comunicação constante.

Um exemplo claro de afirmação perante o mercado quando afirmam: “A partir de hoje têm carta verde para nos exigirem isto – assentando aqui a identidade e proposta de valor desta empresa.

 

Rita Folheiros e Marta Codaz – User generated content 

Nesta marca que há muitos anos vigora no mercado foi exposto à audiência um caso peculiar.
Surgiu na Salsa o desafio de acompanhar o envelhecimento da carteira de clientes aquando da dicotomia da captação de novos.
Este desafio está intrinsecamente ligado aos hábitos e exigências quase paradoxais destes dois espectros da carteira de clientes.
Um exemplo prático que a SALSA implementou foi uma parceira com a hawkers. Ao associar-se a uma marca com um público mais jovem consegue assim apresenta o seu produto de maneira mais qualificada a este segmento.

Outro aspeto apresentado foi o user generted content sendo apresentado pelas palestrantes como a arma mais poderosa que nós temos: “o nosso cliente”.

Diogo cruz – Activo Bank e o Marketing Mix na Banca

Uma das frases de abertura desta intervenção assentou na compração com o revolut:
“O revolut não tem ninguém atrás dele a regulá-lo, nós temos que prestar contas ao banco de Portugal”.

Esta intervenção tocou em temas muito importantes como a decomposição do processo de venda o mais granular possível e a identificação de micro momentos chave no processo de descoberta do nosso negócio e no processo de compra efetiva dos nossos produtos e/ou serviços.
Identificaram-se ferramentas como google search console e google correlate como suportes na construção destes costumer journey maps.

João pico e Vídeo Markeitng – Modelo PADAM

O caso desta exposição é interessante por que da mesma resultou na inscrição de uma colaboradora nossa numa formação com o Orador e realizamos um blog com o resumo, ferramentas e boas práticas que extraímos da mesma.

Regina Santana e Paulo Faustino – o que vende é a estratégia não é a ferramenta

Estes dois oradores têm vindo a aumentar a sua base de fãs e consequentemente negócio através da criação de conteúdo frequente, relevante e focado nas necessidades dos seus seguidores.

No entanto esta dupla apresentou-nos conceitos mais focados no negócio em si e não necessariamente nas plataformas disponíveis e formatos existentes.

Como aumentar o meu volume de negócio?

  1. Adquirir mais clientes
  2. Aumentar o valor médio dos meus produtos ou serviços
  3. Aumentar a frequência com que os meus consumidores adquirem produtos e serviços
  4. Aumentar o conhecimento do meu negócio tornando-o mais eficiente.

A Regina introduziu um tema que só foi falado pela mesma e por Paulo Faustino em todo o evento: A escada de valor

  1. Angariação de leads através de conteúdo
  2. Produto de entrada low ticket
  3. Produto upsell médium ticket
  4. Produto recorrente
  5. Produto high ticket

Conteúdo infinito para os clientes não compradores até entrarem no funil de vendas.

Nunca é sobre o produto, o nosso conteúdo andará sempre em torno de argumentos e valor acrescentado para o cliente.

Características técnicas são importante mas há muito mais além disto.

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