O que é o Email Marketing e como funciona?

Email Marketing

É a utilização do email em campanhas de marketing digital, sendo o seu objetivo criar e manter o relacionamento com os clientes. Consiste em “disparar” emails segmentados e relevantes para uma base de leads que se inscreveram para receber conteúdos sobre o negócio, produto ou serviço.

O Email Marketing foi um pouco prejudicado, devido a certas marcas aproveitarem esta plataforma para “despejar” spam para os seus clientes.

Felizmente os provedores de email, como Hotmail e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos. Entretanto, as empresas iniciaram também um movimento que consistia em solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contactos e adotar diversas práticas, conseguindo assim mensagens mais relevantes e personalizadas para cada utilizador.

Email Marketing

É para todos os negócios?

Faz aumentar Vendas?

Mailing List

O Email Marketing ainda é eficiente?

Sim. Segundo um estudo da HubSpot State of Marketing, Email Marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase obrigatório e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails mantêm-se fortes. Existem algumas vantagens para as empresas em utilizar o Email:

  • Segundo um estudo da Statista, existem 4 mil milhões de utilizadores de email atualmente;
  • Precisamos de utilizar o nosso email para quase tudo na Internet, para criar uma conta nova num website, para fazer compras, para assistir filmes, entre outros. O Email concentra todas as ações que fazemos noutros canais;
  • Tem um alcance previsível. Se selecionarmos 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada;
  • O email é um canal próprio, e a lista de contactos é um ativo da empresa. Não existe nenhuma entidade externa a definir quando, como e por que se deve enviar mensagens aos assinantes, logo o email marketing dá mais segurança.

Tipos de Email Marketing

Existem vários tipos de email para incluir numa estratégia. Talvez já tenha recebido e-mails promocionais, mas a divulgação de produtos não é o único conteúdo que pode usar. Até mesmo aquele email a confirmar uma compra pode fazer parte do email marketing. Estes são alguns tipos de email que pode utilizar:

  • Convites: serve para promover concursos, sorteios, eventos e cursos. Este tipo de email serve para fidelizar clientes e gerar “engajamento”;
  • Newsletter: é um boletim de notícias semanal/mensal sobre a empresa em questão. Este tipo de email serve para fidelizar clientes de uma forma direta e simples;
  • Promoções: As campanhas promocionais são, sem dúvida, um grande aliado para ajudar a aumentar as leads. Ao contrário de uma Newsletter, cujo carácter é mais informativo, este tipo de campanhas focam-se basicamente num só objetivo: gerar conversões; 
  • Eventos temáticos / Datas especiais: festividades ou datas especiais, como o Natal, Páscoa, Dia da Mãe, Dia do Pai, Black Friday, são momentos perfeitos para colocar em prática as nossas melhores táticas, de modo a conseguirmos tirar o melhor proveito da febre das compras. Um envio pontual com ofertas e promoções para a sua base de contactos, certamente que vai gerar leads. Neste tipo de envio, é necessário haver uma segmentação precisa e também personalizada. O segredo destas campanhas passa por saber escolher o que promover, para cada público;
  • Ações de Fidelização: Uma campanha de fidelização pode ajudar a construir um vínculo real e duradouro com os seus contactos, mas geralmente é necessário fazer um certo investimento. Um cupão de desconto, um presente ou um convite para um evento exclusivo são coisas pelas quais as pessoas normalmente se interessam. Sabemos que este tipo de email gera um gasto extra, mas ao mostrar a importância que os seus clientes têm para si, mais tarde ou mais cedo, irá gerar bons frutos.

É para todos os negócios?

Claro que sim! Email Marketing é uma ótima ferramenta para qualquer negócio, desde que esse negócio envolva de alguma forma o Email, quer seja através de uma App, do seu website, blog, entre outros. A questão que realmente tem que colocar é “Qual o melhor tipo de Email Marketing para o meu negócio?”.

De seguida, devemos planear a frequência de envio, de forma a otimizarmos o relacionamento com o público. Tentar sempre achar um ponto de equilíbrio. Isto porque, se enviarmos emails demais, vamos estar a saturar o nosso público, mas caso esse envio seja pouco, podemos perder o engajamento do mesmo.

Chegamos à parte da Segmentação. Para enviarmos os emails de forma correta, para as pessoas corretas, devemos analisar o público e tentar dividi-lo em nichos. Dessa forma, conseguimos comunicar de forma segmentada e correta com cada Lead.

Alguns exemplos dessa segmentação são, por exemplo: Personas, Cargos de gestão, Profissionais na área de vendas, RH, marketing, entre outros, área de atuação da empresa do Lead, pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto mas não compraram, clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam.

O que é uma estratégia de Email Marketing?

Uma estratégia de Email Marketing consiste em todo o planeamento que envolve essa mesma estratégia, com a finalidade de fazer chegar esse conteúdo até aos interessados nessa informação.

Ao planear uma estratégia de Email Marketing, é preciso ter em mente os seguintes pontos: planeamento do público, frequência de envios, criação de templates e segmentações. No planeamento do público, devemos responder às seguintes questões: Quem é o nosso público? Que acções pretendemos realizar com o Email Marketing? O que consideramos um Email de sucesso?

Depois de termos uma estratégia bem definida, as ferramentas corretas e uma base de emails, as probabilidades dos nossos emails serem considerados boas práticas são extremamente altas.

É importante criar um template para os seus Emails, ou seja, garantir um tipo de comunicação escrita uníssona, e também estabelecer uma comunicação visual contínua com os seus contactos de forma a que, ao abrirem os seus email, saibam logo de qual empresa se trata e que conteúdo produz. 

O Email Marketing faz aumentar as vendas?

 

Regra geral sim. De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada 1€ investido em email Marketing, as empresas obtêm 42€ de retorno, em média. Claro que estes valores dependem da indústria ou da área em questão.

Quais as métricas mais importantes no Email Marketing?

 

Algumas métricas podem ser consideradas importantes, no que toca à avaliação da nossa estratégia de Email Marketing. Ou seja, estas métricas podem nos ajudar a alterar ou melhorar essa mesma estratégia. Acabam por nos dizer como estão a correr as coisas. Tendo isso em conta, eis algumas métricas que achamos importantes para essa avaliação: Dimensão da base de dados, taxa de entrega de email, taxa de abertura de email, taxa de cliques e taxa de conversão.

Como criar uma Mailing list?

 

Uma boa Mailing list, muitas vezes, pode ser o elemento chave da eficiência e eficácia da nossa estratégia de Email Marketing. Mailing list não é nada mais do que uma lista com emails de pessoas que fazem parte do nosso público-alvo, para que estas possam receber conteúdos relevantes e que contribuam para a tomada de decisão de compra. Para que essa tomada de decisão seja mais fácil, deixamos aqui algumas dicas a seguir:

 

  • Escolher um software de mailing list: O mercado disponibiliza diversos softwares e sistemas bastante eficientes que otimizam o envio de e-mails. É importante fazer uma pesquisa e avaliar qual o melhor para a sua empresa. Estes softwares contribuem para que os emails sejam entregues pontualmente e facilitam o processo de seleção para que o conteúdo a ser entregue seja de acordo com o grau de envolvimento das pessoas que estão na mailing list. Aqui é possível utilizar a lógica do Funil de Vendas;
  • Não compre listas: assim como nas cartas, o email é uma mensagem enviada de alguém para outra pessoa com quem já teve algum tipo de contacto. Quando um email é enviado a alguém que não conhece a empresa, as probabilidades dessa pessoa não ter vontade ou interesse de o abrir são muito maiores. Imagine como seria a sua reação ao receber uma carta ou um email de alguém desconhecido. Certamente não é uma reação agradável, certo?
  • Invista em textos pessoais e que despertem a curiosidade do destinatário: Na hora de escrever o email, escreva de modo pessoal. Assine como uma pessoa e não como uma empresa. É importante que fique claro que você é uma pessoa que quer dizer algo para outra. Pense bem no assunto que vai colocar no email. Assim como nas cartas, os emails envolvem uma comunicação mais coloquial e intimista. Por isso é importante construir textos que aproximem a marca do seu destinatário. Isto torna esta estratégia mais eficaz e garante que o destinatário se transforma num cliente feliz e satisfeito!