Todos queremos estar bem posicionados nas páginas de resultados dos motores de busca e, para quem tem um negócio, é essencial aplicar técnicas de SEO nos seus canais de comunicação, de maneira a consegui-lo. Neste Post vai aprender tudo sobre SEO: o que é, como o Google funciona, o que são Keywords, ferramentas SEO. O objetivo é fazer com que fique capaz de aplicar estas técnicas no seu negócio, sem precisar de ajuda.
SEO
Optimizar conteúdo
Dicas gerais
Ferramentas indispensáveis
Como optimizar o conteúdo?
Existem várias formas de optimizarmos os nosso conteúdos. Ficam aqui as maneiras mais relevantes de o fazer:
- Escolher bem as palavras chave que vamos usar porque terão que ser essas as palavras chave, as que vamos utilizar nos títulos dos conteúdos;
- Criar conteúdo valioso, orientado para o consumidor;
- Procurar palavras-chave que estejam relacionadas/sinónimos/variações gramaticais (Exemplo: carros usados -> automóveis em segunda mão -> carro semi-novo);
- Conteúdo simples e fácil de ler, recorrendo aos headings;
- Quando usarmos links, garantir que a pessoa sabe para onde vai se clicar naquele link e o que vai encontrar;
- Incluir as keywords de otimização no início da página;
- Keyword stuffing;
- Colocar links para outros sites;
- Colocar, +/- a cada 300 palavras, links para páginas relevantes, com anchor text;
- Devemos construir conteúdo com a vertente de aumentarmos as hiperligações externas com o objetivo de aumentar o valor do nosso site;
- Cada página deve conter uma descrição única(entre 70 a 155 caracteres) e incluir sempre vantagens competitivas e apelo à acção;
- Cada página deve conter um título único(até 65 caracteres) e começar com as palavras chave mais relevantes;
- Devemos usar headings, só um h1 por página, sempre por ordem de tamanho(importância).
Como melhorar as práticas de SEO no nosso site utilizando o plugin “Yoast SEO”?
A plataforma WordPress é um Mundo, no que toca a versatilidade. Em relação a optimização SEO, dos melhores plugins que podemos utilizar é o “Yoast SEO”. Ele permite manipular o nosso conteúdo de todas as formas. Uma funcionalidade muito interessante é que tem um sistema de “semáforos” que, resumidamente, nos diz o que temos de bem, de mal e o que podemos melhorar num post que estejamos a criar. Fica aqui um guia, por ordem, de como configurar o plugin “Yoast SEO”:
- No WordPress, descarregar e ativar o plugin “Yoast SEO”;
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Como configurar:
- Escolher a opção A;
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- Selecionar que tipo de website estamos a gerir;
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- Colocar o nome;
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- Colocar os perfis das redes sociais associadas à nossa empresa;
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- Em “Search Engine Visibility”, deixar tudo default(sim, sim, não, não, sim);
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- Dizer se temos múltiplos autores;
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- Conectar a Google Search Console, seguindo as instruções(clicar em “how to connect Google Search Console to your site”, clicar em “Google Search Console”, clicar em “add a property”, copiar o nosso url e colar lá, clicar em “alternative methods”, clicar em “HTML tag”, copiar a meta tag, ir ao nosso wordpress no tema, e colar essa tag na parte “HEAD”, guardar, voltar para o Google Search Console e clicar em “Verify”);
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- Escolher o nome do website e o separador;
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- Escolher se queremos nos inscrever na Newsletter para receber updates(não é necessário);
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- Clicar NEXT;
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- Clicar em Close;
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- Podemos também editar e melhorar cada página do site, individualmente. Basta irmos a página que queremos, e irmos à secção do YOAST.
Dicas gerais e Dicas para Blog
Após toda esta informação ainda existem algumas dicas que podemos ter em conta. Dividimo-las em Dicas Gerais e Dicas para Blog, tendo em conta que a página Blog de um site é muito importante para quem quer subir o seu ranking no SERP(Search Engine Result Page). Todas estas dicas são direcionadas para a plataforma WordPress e algumas estão relacionadas com o plugin “Yoast SEO”.
Dicas Gerais:
- Termos o título o mais próximo possível do início. Ao criarmos títulos SEO, queremos que as pessoas cliquem no título também, por isso devemos ter um bom título;
- Ter o cuidado de, na meta description, incluir as mesmas keywords ou parecidas, que temos no título. Convém também estar optimizada para que as pessoas cliquem(podemos tirar inspiração ao pesquisar no Google e ver como são as meta descriptions dos títulos que estão mais em cima);
- Colocar a nossa “Focus Keyword”. Ter atenção à análise do Yoast e tentar ter as luzes todas verdes ou, pelo menos 90%;
- Ir à secção “Dashboard” e confirmar o permalink. O link que aparece tem que coincidir com a keyword escolhida para a página em questão. Para fazer isso, basta ir a “Settings” e clicar em “Permalinks”, e escolher a opção “Post Name” e guardar a alteração;
- Ter a nossa Main Keyword no nosso H1, ou seja, no nosso título principal;
- Depois, no resto do conteúdo, ir colocando as outras keywords escolhidas, no meio dos nossos textos, mas que fique de uma forma natural. Que não pareça forçado, quase que despercebido;
- Incluir na página principal uma CALL-TO-ACTION;
- Em todas as nossas páginas incluir, no rodapé, os contactos(contacto telefónico, email, morada), para que seja mais fácil as pessoas saberem onde estamos e como nos contactar;
- Podemos, também incluir Backlinks na homepage. Isso dá-nos também algum boost nessas páginas;
- Mesmo nas próprias imagens que colocamos no site, ter o cuidado de colocar, no nome delas, keywords. Isto ajuda o Google a perceber do que se trata o nosso site. Colocar essa keyword ou outra relacionada em “Image Alt Tag”;
- Em “Snippet preview”, devemos editar essa parte. Editar a Meta Description, incluindo a keyword do Título. Não precisa ser totalmente igual, pode ser parecida;
- Se tivermos um artigo que, de alguma forma seja mencionado no artigo que estamos a criar, podemos criar backlinks;
- Para colocarmos links no texto, basta selecionar o texto que queremos que tenha link, e clicar em “insert link”;
- Não devemos só colocar links externos de conteúdo nosso, devemos também incluir links de outras páginas que sejam úteis para o utilizador. Não devemos também, exagerar no links;
- Nas “Featured Images”, ter o cuidado de, no nome da imagem, colocar keywords;
- Ter imagens no meio do texto, ou até mesmo vídeos;
- Essas imagens devem ser, por exemplo, a descrever algo que estejamos a explicar.
Dicas para Blog:
- Verificar se o título tem as keywords que estipulamos. Convém serem diferentes das outras pesquisas, para que seja mais fácil subir;
- Verificar no permalink, se tem as keywords que tem no título;
- Quando colocarmos o corpo do Post, de seguida, vamos à parte de baixo e escolhemos qual vai ser a “Focus Keyword” do post. Ao fazermos isto, o Yoast vai nos dar uma série de indicações/ajudas para que o post esteja optimizado, devemos conseguir 80% / 90% de luzes verdes;
Ferramentas indispensáveis para SEO
Tendo em conta que existem mil e uma formas de optimizar em SEO, também vai existir a mesma quantidade, ou mais, de ferramentas para podermos realizar essas optimizações. No entanto existem algumas que são indispensáveis, isto claro, se queremos ter uma optimização de sucesso. Eis então, uma lista de ferramentas indispensáveis para SEO:
- Semrush: É uma ferramenta de SEO que possui inúmeras funcionalidades úteis para as optimizações de busca. Uma delas é o seu quadro de monitorização de posições;
- Ubersuggest: Esta ferramenta oferece, de forma gratuita, um serviço que mostra como estão a ser exploradas as keywords do nosso interesse e sugere outras palavras que podem contribuir para a construção do nosso conteúdo;
- Google Search Console: É uma plataforma que contém ferramentas e relatórios que nos ajudam a encontrar os problemas do nosso site e a resolvê-los rapidamente, de forma a que as pessoas certas o encontrem;
- Yoast SEO: Ele permite manipular o nosso conteúdo de todas as formas. Uma funcionalidade muito interessante é que tem um sistema de “semáforos” que, resumidamente, nos diz o que temos de bem, de mal e o que podemos melhorar num post que estejamos a criar;
- Google Trends: É uma ferramenta muito útil no que toca a pesquisa de keywords. Ela não tem um foco em novas ideias de keywords, mas sim extrair novas informações das keywords que constam no nosso plano;
- Google Keyword Planner: Com esta ferramenta, conseguimos verificar o volume de pesquisa de qualquer keyword, para além de obtermos também várias sugestões de keywords baseadas nas que já temos;
- ScreamingFrog: É uma ferramenta muito completa, quando falamos de optimizações on-page. Não deixa escapar nada;
- Google PageSpeed: Esta ferramenta, para além de orientar o nosso site para que ele fique mais rápido no Desktop, também passa instruções direcionadas especificamente para mobile, que toda a gente sabe que tem vindo a ser uma grande tendência nos últimos anos;
- Ahrefs: É uma ferramenta focada em Off-page. O seu funcionamento é simples: inserindo apenas um URL, é possível fazer relatórios com backlinks de um site e keywords;
- Extensão do chrome “mozbar chrome”: mostra-nos a autoridade do domínio e da página(pode nos ajudar a perceber o quão difícil será subir no ranking do google com uma determinada keyword).
Conclusões finais
Como foi possível compreender, SEO é um assunto extremamente importante para quem está à procura de visibilidade online. Percorremos um pouco do mundo que é o SEO, dos seus conceitos, métodos e ferramentas. E agora que chegamos ao fim desde guia de SEO, acreditamos que está pronto para começar a optimizar o seu site e a conquistar o topo do Google!