Quais os tipos de SEO importantes para o seu negócio?

Quais os tipos de SEO importantes para o seu negócio?

Todos queremos estar bem posicionados nas páginas de resultados dos motores de busca e, para quem tem um negócio, é essencial aplicar técnicas de SEO nos seus canais de comunicação, de maneira a consegui-lo. Neste Post vai aprender tudo sobre SEO: o que é, como o Google funciona, tipos de SEO, o que são Keywords, entre outros tópicos. O objetivo é fazer com que fique capaz de aplicar estas técnicas no seu negócio, sem precisar de ajuda.

SEO

On-page

Off-page

Optimização

Índice

Afinal, quais os tipos de SEO importantes para o seu negócio?

Tipos de SEO: O que é SEO on-page?

SEO on-page são todos os fatores de optimização ligados às nossas páginas. Todos estes fatores referem-se ao que o administrador pode optimizar nas suas própiras páginas, de forma a melhorar a experiência do visitante e facilitar a leitura do site pelo Google. Eis, então os principais fatores de SEO on-page:

  • Intenção do Utilizador: O SEO não é sobre o que as pessoas estão à procura, mas sim o que elas querem encontrar. Logo, as optimizações on-page devem se focar na intenção de busca do utilizador. É nisto que o Google se foca para entregar o que o utilizador deseja. Para descobrirmos essa intenção podemos recorrer ao próprio Google, de forma a encontrarmos a resposta;
  • Tamanho do conteúdo: Costuma ter impacto na classificação, apesar de não ser um factor direto de analise do algoritmo. Conteúdos longos tendem a ser mais completos, detalhados e aprofundados e, dessa forma, conseguem responder melhor às dúvidas do utilizadores;
  • Volume de postagem: O volume costuma favorecer o posicionamento. Ou seja, quantos mais conteúdos publicarmos, mais hipóteses temos de subir no ranking;

  • Escrever para SEO: A prioridade é a qualidade. O conteúdo precisa ser correto, claro, atualizado, relevante, confiável e precisa responder ao utilizador;
  • Scaneabilidade: É a capacidade que um texto tem de proporcionar uma leitura dinâmica, por meio de recursos tais como intertítulos, listas, negritos e imagens. Estes fatores melhoram a experiência de leitura e ainda transmitem informações ao Google;

  • Uso das keywords e a semântica: O uso de keywords no conteúdo é importante para que o Google indexe corretamente a nossa página para os termos que desejamos. Não devemos claro exagerar no uso. É por isso que a semântica é importante. Por isso, devemos explorar a semântica, utilizando variações, sinónimos ou relações com outras palavras, de forma a tornar a leitura agradável e a facilitar a compreensão do Google sobre o tema da nossa página;

  • Title tag: é o título que vemos na SERP(Search Engine Result Page) e na aba do navegador. Ela é fundamental para os Googlebots, que entenderão a temática principal do conteúdo, e para os utilizadores. Afinal de contas, o título é o primeiro contacto do leitor com o texto, logo pode fazer com que o utilizador clique no link ou não. Ou seja, esta tag deve incluir a nossa keyword, mas também ser atrativa para incentivar o utilizador a clicar e a visitar a nossa página;
  • Meta description.

    É a descrição do conteúdo da página que aparece nos resultados da busca, dentro do snippet que também inclui o título e o URL da página. Ela também funciona como um atrativo para o utilizador clicar no link e aceder à página, logo deve ser persuasiva e descritiva sobre o que lá contém. Deve também conter a keyword. Apesar de ser importante, o Google não considera essa descrição para a classificação;

  • Heading Tags.


    São as marcações no código da página que identificam o título e os intertítulos do texto. A tag “H1” identifica o título que aparece na página, e o seu objetivo é convencer o utilizador a ler o texto. De seguida, por ordem hierarquica, vêm as tags “H2″,”H3” e assim por diante. É importante, nestas Tags, inserir keywords. Elas identificam os intertítulos e mostram a hierarquia do texto, quer para o Google, quer para o utilizador;

  • URL’s para SEO.


    Os URL’s são também alvos dos Googlebots. Eles analisam os URL’s das páginas para entender o foco central da mesma. Por isso, o URL deve conter estas boas práticas: ser facilmente interpretável, curto e amigável, conter a keyword e combinar com o título;

  • Imagens para SEO.

    O Google ainda não compreende o que uma imagem diz. Então como o ajudamos a compreender? Através de texto alternativo(Alt Tag), do nome do arquivo, da legenda da imagem, do URL da imagem e do contexto, mas o mais importante é o texto alternativo. Ele deve ser sempre uma descrição da imagem e deve conter, sempre que possível a Keyword relacionada;

  • “Linkagem” interna.

    A rede de links internos do nosso site também faz parte de uma das estratégias on-page. Criar links nas páginas internas tem uma função: guiar a navegação e direcionar o utilizador para outros conteúdos que o podem interessar. Mas eles também são uma técnica de SEO. Essa rede interna ajuda o Google a encontrar os nossos conteúdos e a entender melhor o nosso site, visto que mostra a hierarquia entre páginas;

  • Rich Snippets.


    São fragmentos de conteúdos de uma página que contêm informações adicionais sobre a mesma na SERP(Search Engine Result Page). Informações tais como sitelinks, avaliações, númerode comentários, preços dos produtos, entre outros. Os Rich Snippets trazem informação adicional sobre as nossas páginas aos Googlebots, o que tende a aumentar a nossa taxa de cliques;

    • EAT.
      Significa Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness. O Google utiliza estas palavras para avaliar a qualidade dos resultados de uma busca. Elas mostram também o que o Google considera importante para um conteúdo ser considerado de qualidade: a especialidade do autor do conteúdo, a autoridade e a confiabilidade do autor do conteúdo, do conteúdo em si e do site.

    Tipos de SEO: O que é SEO off-page?

    SEO off-page são todos os fatores de optimização ligados às nossas páginas. Ao contrário do SEO on-page, no SEO off-page não temos o controlo total sobre a optimização. Neste caso podemos optar por as seguintes estratégias:

    • Link Building: É a construção de uma rede de links que direcione para as nossas páginas(backlinks), e acabe por fortalecer a nossa autoridade na internet. Para o algoritmo do Google, quantos mais backlinks de qualidade uma página receber, mas relevância tem no mercado. É importante reter que quantidade e qualidade devem andar de mãos dadas;

    • Gest posting: Consiste numa estratégia de publicação de posts como convidado num Blog com parceria. 

    Normalmente costuma ser uma troca: nós produzimos  conteúdo para a audiência do blog e podemos inserir um ou mais links a direcionar para o nosso site. Desta forma atraímos novos visitantes e ainda ganhamos mais autoridade, caso o link seja “dofollow”. É importante, também, adotar esta estratégia com moderação para não sermos punidos pelo Google;

    • Redirecionamento de Links partidos: Para aplicar esta estratégia temos, primeiro que encontrar páginas com o erro 404. Convém que a página com esse erro tenha alguma coisa a ver com as nossas. De seguida apresentamos os nossos conteúdos nessas páginas. Podemos encontrar esses links utilizando ferramentas tais como o “Screaming Frog”,  o “Ahrefs” ou o “Check My Links”.

    Agora, já ficou mais informado sobre os tipos de SEO que existem e como os aplicar no seu negócio. Agora, utilize-os bem!