Quer fazer crescer o seu negócio online? Descubra como com o SEO

Todos queremos estar bem posicionados nas páginas de resultados dos motores de busca e, para quem tem um negócio, é essencial aplicar técnicas de SEO nos seus canais de comunicação, de maneira a consegui-lo. Neste Post vai aprender tudo sobre SEO: o que é, como o Google funciona, o que são Keywords, entre outros tópicos. O objetivo é fazer com que fique capaz de aplicar estas técnicas no seu negócio, sem precisar de ajuda.

SEO

O que é?

Google

Keywords

O que é o SEO?

Certamente já ouviu falar do motor de busca Google. Sempre que uma página é publicada na internet, o Google ou outros motores de busca, procuram indexar essa mesma página, de forma a que seja encontrada por quem a procura. O problema é que existem milhares de páginas a serem publicadas todos os dias, ou seja, a concorrência é gigante. Mas então como é que fazemos com que as nossas páginas fiquem à frente de outras? É aqui que entra o SEO, ou Search Engine Optimization. Como o próprio nome sugere, SEO é um conjunto de boas práticas que facilitam a indexação de páginas web nos motores de busca. Resumidamente, o SEO procura melhorar a qualidade e quantidade dos visitantes.

História do SEO

 

Em 1993 surgiu o Architext, considerado o primeiro motor de busca. De seguida entraram na competição sites semelhantes, como o Yahoo (1994), e por fim, o Google (1997). Hoje em dia, o Google é de longe o líder destas plataformas. Ele foi criado para ser uma ferramenta de busca em grande escala, e para organizar a internet, utilizando uma estrutura de links para determinar a relevância das páginas, de acordo com a busca do utilizador. Em 1997, foi mencionado pela primeira vez o termo SEO no livro “Net Results“, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner. Segundo eles, o termo surgiu numa discussão sobre o posicionamento do site de uma banda, nos motores de busca. 

Ao incluírem mais palavras-chave como o nome da banda no conteúdo do site, repararam que o site voltou para a primeira posição. E foi aqui que nasceu a técnica chamada Search Engine Optimization. Com a popularização do Google, os profissionais de SEO começaram a olhar mais para as métricas de links, e daí surgiram as estratégias de link building. No ano de 2000, foi lançado o Google AdWords, que incluia resultados patrocinados. Desde então, muitas outras técnicas de SEO foram criadas e hoje em dia é indispensável para um negócio, recorrer a essas mesmas técnicas. Sem elas a sua presença online morre.

Como funciona o Google? 

 

Já alguma vez parou para pensar em tudo o que acontece, desde que escreve algo na barra de pesquisa, dá enter e o Google apresenta os resultados? Bem, o que acontece nesse período de tempo é o segredo deste motor de busca. Para termos uma ideia, nos Estados Unidos da América, já utilizam o verbo to Google, que acaba por substituir a palavra pesquisar (Search). Vamos então perceber melhor o trabalho que está por de trás das páginas de resultados. Rastreamento, indexação e exibição de resultados. Estes são os 3 principais processos de retorno de pesquisa. O rastreamento é o processo em que os Googlebots (robôs da Google) identificam as páginas para enviar para o índice do motor de busca. De seguida vem a indexação, onde os Googlebots processam cada página rastreada, de modo a incluí-las no seu índice.

Aqui são indexadas informações como o conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados. Desta forma, quando ocorre uma pesquisa, o Google procura no seu índice as páginas correspondentes à mesma, exibindo os resultados relevantes. Agora aqui vem o mais importante, o que torna uma página relevante? O Google tem um algoritmo com mais de 200 fatores que analisa todas as páginas e tem em conta todos esses fatores, de forma a apresentar o melhor conteúdo para o utilizador que fez a pesquisa.

Como anteriormente mencionado, existem 200 fatores que o Google analisa, mas conseguimos identificar quais os 10 principais fatores, e são eles:

  • Autoridade da página (page rank);
  • Autoridade do domínio;
  • Relevância de links;
  • Conteúdo original e de qualidade;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Palavra-chave (Keyword) no título (TAG Title);
  • Palavra-chave no conteúdo;
  • Tempo de permanência na página;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Design responsivo.

Todos estes fatores são importante, no entanto, existe um que retem mais importância do que outros, tendo em conta que é e deve ser utilizado em qualquer parte de uma página de internet. Falamos claro, das Keywords.

O que são Keywords?

 

Keywords, ou palavras-chave, são termos (palavras, frases ou expressões) utilizados para descrever de forma específica a pesquisa do utilizador nos motores de busca e servem para
trazer os resultados naturais mais relevantes, sempre seguindo os critérios do algoritmo do Google. Uma keyword é a forma pela qual as pessoas procuram o que precisam na internet, quer seja uma informação, produto ou serviço. Assim que escrevemos uma keyword na barra de pesquisa do Google, ele vai procurar mostrar-lhe os melhores resultados relacionados com a ou as keywords que colocou na pesquisa. Em cada projeto de SEO, existe sempre uma pesquisa de keywords com o objetivo de as utilizar nesse mesmo projeto. Essa pesquisa deve ter em consideração uma séria de fatores, como volume de busca, dificuldade de posicionamento, cliques e impressões. Uma boa ferramenta para realizar essa pesquisa é o Ubersuggest.

Como fazer pesquisa de Keywords?

A pesquisa de keywords tem o objetivo de identificar os termos de busca com maior potencial para a estratégia, de acordo com
voluma de buscas, conversões e competitividade. Uma pesquisa de keywords costuma começar por criar uma lista de termos
relacionados com a àrea de atuação, com os produtos e com a marca. Podemos obter ideias através de plataformas como o Google Analytics, o Google Search Console ou o Ubersuggest. De seguida, precisamos organizar essa lista. Devemos separar os termos mais utilizados em cada etapa do funil de vendas e hierarquizar a lista de acordo com o maior potencial de retorno para a estratégia. Digamos, por exemplo, que estamos a iniciar um blog no nosso site. Primeiramente devemos indicar a keyword que mais direciona tráfego para a nossa página. Então, podemos começar por ela e criar um post optimizado para essa keyword para atrair mais visitantes.