Saiba como criar uma estratégia de SEO infalível para o seu negócio

 

Todos queremos estar bem posicionados nas páginas de resultados dos motores de busca. Para quem tem um negócio, é essencial aplicar técnicas de SEO nos seus canais de comunicação, de maneira a consegui-lo. Neste Post vai aprender tudo sobre SEO. Ou seja, o que é, como o Google funciona, o que são Keywords, entre outros tópicos. O objetivo é fazer com que fique capaz de aplicar estas técnicas no seu negócio, sem precisar de ajuda.

SEO

Estratégia

Erros a evitar

Definição de objetivos

Como elaborar uma estratégia de SEO?

Para obtermos o tráfego orgânico desejado, é essencial que o nosso conteúdo publicado, seja relevante para alguém. É aqui que entram as estratégias de SEO. Como qualquer estratégia de Marketing, tudo começa com o planeamento. Quais os resultados que queremos atingir com SEO? Quem queremos alcançar? Como pretendemos lá chegar? Não devemos esperar um retorno imediato. Até porque o SEO costuma dar um retorno mais sustentável a longo prazo. Então, para uma boa estratégia de SEO, temos que ter em conta estes 3 passos.

Passos:

  • Definição de objetivos. Devemos sempre alinhar os objetivos de SEO com os objetivos principais da marca. Quer sejam eles aumentar o tráfego orgânico, gerar mais leads, reduzir o custo de aquisição de clientes ou aumentar a autoridade da marca. Ao definirmos objetivos, devemos também definir metas e KPIs(Key Performance Indicators). Assim, podemos conferir esses indicadores para saber se fomos no caminho certo para alcançar os nossos objetivos;

    • Definição da persona. Para quem é que esta estratégia se destina? Com quem precisamos comunicar? Quem queremos atrair para o nosso negócio? A persona é a descrição de uma personagem semifictícia que representa o cliente ideal da nossa marca. Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes. Isto claro, através de pesquisas, questionários e entrevistas;
    • Ferramentas iniciais e básicas de SEO a utilizar. Para começar uma estratégia de SEO, é preciso contar, pelo menos com as ferramentas básicas. Elas ajudam-nos a fazer um diagnóstico da situação atual. Ajudam a fazer as primeiras optimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação. Existem dezenas de ferramentas uteis para as estratégias de SEO. No entanto, existem duas que são indispensáveis para o SEO. São elas o Google Analytics e  o Google Search Console. Elas são fornecidas gratuitamente pelo Google e vão nos sempre acompanhar nas nossas estratégias.

    Erros a evitar em SEO

    O SEO é fundamental para o nosso site. É necessário estarmos atentos a alguns erros que não podemos cometer. Eis os principais erros que devemos evitar na nossa estratégia de SEO.

    • Conteúdo de baixa qualidade. Devemos sempre ter cuidado com a estrutura do nosso texto. Devemos sempre tentar deixá-lo o mais completo  e rico de informações possíveis. No entanto, não nos podemos esquecer das imagens e da estruturação de títulos e subtítulos.

    • Conteúdo copiado. Pior que conteúdo de baixa qualidade, é conteúdo copiado. Para este tipo de situações, o Google costuma ter punições severas, por isso, muito cuidado.
    • Falta de otimização na estrutura do site. Devemos ter o cuidado de seguir certos padrões de qualidade. Geralmente, um site otimizado é um com o menor tempo de carregamento possível. Isto é atingido, principalmente, por o uso de imagens otimizadas para a web.

    Calma, ainda há mais….

    • Ausência de links. O nosso site tem que ter links externos e internos. Devemos procurar ter links que direcionem para dentro do nosso site. Mas também para páginas externas que tenham a ver com o conteúdo em questão.

    • Escolher keywords erradas. Como falamos anteriomente, o planeamento das keywords é crucial numa estratégia de SEO. Claro que queremos que o Google encontre o nosso site e nos coloque no topo dos resultados de pesquisa. Para isso precisamos ter os termos certos que as pessoas utilizariam para chegar até nós.

    • Falta de preocupação com a meta description. A meta description é aquele pequeno resumo que aparece em baixo de qualquer resultado de pesquisa no Google. É fundamental para o mecanismo de busca. Principalmente, para influenciar o utilizador a clicar no nosso link.
    • Conteúdos desatualizados. Não nos podemos esquecer que o Google prioriza conteúdos novos. Se tivermos conteúdos desatualizados, vamos ficar prejudicados no nosso posicionamento de pesquisas. Isto porque o Google vai assumir que o nosso conteúdo não é de qualidade.