Um infográfico vale mais do que mil palavras!

Introdução:

O Marketing de conteúdo é uma ótima forma de atrair visitantes para as plataformas digitais. O principal objetivo de criar conteúdo é conseguir ensinar algo ao nosso público alvo e como recompensa estes tornar-se-ão leitores, seguidores, leads e por fim clientes, seguindo o modelo AIDA.

Os infográficos surgem na variável inicial, na produção de conteúdo que ensina, esclarece, organiza e atrai clientes.

Mas qual a razão pela qual devemos apostar no conteúdo em infográficos?

Efetivamente, por natureza, o ser humano prefere conteúdo visual a escrito.  Segundo Albert Mehrabian, psicólogo especialista em Comunicação, cerca de 93% de toda a comunicação é não verbal.  

Por isso, a forma como utilizamos imagens, gráficos, infográficos e vídeos afeta muito a forma como somos percebidos pelos nossos clientes.  Este tipo de conteúdo estimula o engagement do público alvo.

Nesta imagem conseguimos perceber que a informação visual é processada 60.000 vezes mais rápido do que a textual. Assim, não resta mais dúvidas de que temos de produzir conteúdo variado e visualmente atrativo.

Infográfico

Casos práticos de empresas

Vantagens 

Como criar 

Perguntamo-nos então o que é um infográfico?

Nos últimos anos, vimos a popularidade dos infográficos subir consideravelmente. Num estudo feito pela empresa Infographic World, 74% dos profissionais de Marketing utilizam elementos visuais nas estratégias, dos quais 56% utilizam infográficos.
Os infográficos definem- se como a junção de “gráfico” e “informação”.

Onde podemos utilizar os infográficos?

Em tudo! Em todas as plataformas! De variadíssimas formas: 

  • Organizar informação
  • Condensar informação
  • Enumerar um processo, etapas…
  • Satisfazer qualquer dor do consumidor

Algumas vantagens da utilização de infográficos:

Potencia a assimilação de conteúdo 

Ao utilizar um formato que o consumidor assimila 60.000 vezes mais rápido do que, por exemplo, o texto garantimos que a nossa mensagem seja entregue com maior eficácia.

Para um infográfico ser atraente e conseguir proporcionar resultados sugerimos que utilize estes 3 passos:

  • Organizar os pontos mais relevantes do conteúdo e hierarquizar a informação
  • Fazer um esboço
  • Escolher o melhor modelo e o software adequado para elaborá-lo.

Aumenta as possibilidades de atrair mais tráfego

Com a informação organizada e atraente, é normal que os consumidores comecem a preferir este tipo de conteúdo, pois possui maior clareza.

Cria uma posição de autoridade em relação ao “assunto”

Ser uma autoridade em relação a um assunto é importante para qualquer empresa. Quando expomos a informação de forma visual , o interesse e compreensão do público aumentam. Isso gera um sentimento de interesse por parte do consumidor por tudo o que a empresa produz.

Proporciona organização da informação

A organização por si só traz uma sensação de conforto, o que tende a aumentar o interesse e a permanência do leitor no espaço em questão.

Sendo que o infográfico é um meio que consegue condensar informação de forma atraente, construtiva e organizada, é natural que a sua utilização nas diversas plataformas a torne mais eficaz e compreensiva.

 

Como criar um infográfico:

A base da criação de um infográfico incide em dois pilares basilares:

  • Organização da informação de forma coerente
  • Criação de um design apelativo

Estes três passos parecem fáceis, no entanto, a criação de um design apelativo pode ser sempre uma etapa que dá mais dores de cabeça. Aqui entramos nós para vos dar umas pequenas dicas para a construção de um infográfico que traga resultados para a sua estratégia.

Primeiro, escolha um assunto que pode ser explicado no infográfico. Pode ser um processo, compilação de números, entre outros motivos mencionados acima. Lembre-se sempre que tem de ser um tema que vá de encontro a alguma dor do seu cliente, algum tema que ele não percebe tão bem e necessita de ser explicado de forma visual.

Antes da construção precisa de fazer duas perguntas:

  • Qual é o meu público alvo.
  • O que pretendo dizer neste infográfico que vá diminuir alguma dor do meu leitor.

Execute o design do seu infográfico:

Com esta parte mais teórica definida, está na hora da construção do seu infográfico. Existem várias aplicações na internet pagas para executar infográficos, mas uma ótima ferramenta é o Canva, totalmente grátis e que dispõe de dimensões, padrões e alguns designs editáveis. No entanto, contactar uma empresa especializada nesta área, pois consegue infográficos únicos, de variadíssimas formas e formatos  que vão de encontro à identidade da sua empresa.

Alguns casos práticos de empresas que confiam em nós para a elaboração dos seus projetos digitais:

 

dermisu

Neste caso, com a nossa cliente dermisu, especialista em estética e beleza, podemos ver que se trata de um processo de encomenda de um cheque prenda. Conseguimos facilmente perceber que existem 4 passos desde o pedido à utilização efetiva deste cheque prenda.

Neste caso, com a nossa cliente dermisu, especialista em estética e beleza, podemos ver que se trata de um processo de encomenda de um cheque prenda. Conseguimos facilmente perceber que existem 4 passos desde o pedido à utilização efetiva deste cheque prenda.

ERGI

Para este nosso cliente de pavimentos de madeira, é importante mostrar ao seu consumidor como funciona o processo de resposta a uma encomenda.

Ao enumerar os passos, na mente do consumidor tudo fica mais claro e organizado aumentando a probabilidade de preenchimento do formulário derivado da transparência e envolvimento que o mesmo transmite.

Para este nosso cliente de pavimentos de madeira, é importante mostrar ao seu consumidor como funciona o processo de resposta a uma encomenda.

Ao enumerar os passos, na mente do consumidor tudo fica mais claro e organizado aumentando a probabilidade de preenchimento do formulário derivado da transparência e envolvimento que o mesmo transmite.

Sabforma

Com a Sabforma, empresa do grupo SABSEG, quisemos esclarecer de forma coerente, organizada e atraente o processo de desenvolvimento de planos de formação. Neste caso específico, quisemos ilustrar a diferença entre os projetos financiados e não financiados. 

Para o leitor, esta informação está muito mais leve do que se estivesse em texto corrido, o que torna a experiência do mesmo muito mais harmoniosa e compreensiva.

Com a Sabforma, empresa do grupo SABSEG, quisemos esclarecer de forma coerente, organizada e atraente o processo de desenvolvimento de planos de formação. Neste caso específico, quisemos ilustrar a diferença entre os projetos financiados e não financiados. 

Para o leitor, esta informação está muito mais leve do que se estivesse em texto corrido, o que torna a experiência do mesmo muito mais harmoniosa e compreensiva.

Universalis

Por último, mas não menos importante, com o nosso cliente Universlis, um grupo que possuí  uma elevada  experiência na elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos com uma das mais altas taxas de aprovação, elaboramos também um infográfico que representasse, também o seu modelo de intervenção.

Por último, mas não menos importante, com o nosso cliente Universlis, um grupo que possuí  uma elevada  experiência na elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos com uma das mais altas taxas de aprovação, elaboramos também um infográfico que representasse, também o seu modelo de intervenção.

Concluindo,  existem inúmeras maneiras de fazer um infográfico com objetivos idênticos. Nos casos anteriores, vemos 3 infográficos diferentes para explicar processos. No entanto, há diversos formatos que podem ser publicados  em todas as plataformas de modo a tornarem a experiência do utilizador mais confortável e organizada.

Lança-nos o desafio!
A equipa da Iber Bússola.

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